Friday, November 09, 2007

Nada te turbe

A lembrar Taizé...esse lugar maravilhoso.

Sunday, June 17, 2007

ideias e pensamantosque recebi em Taizé






Eu recebi este trabalho de uma amiga, vi que era tão bonito , belo que resolvi em partilhar com todos.



O Irmão Roger repetia algumas frases com bastante frequência, uma delas era esta: “Deus quer que nós sejamos felizes”.

Todos temos algo de bom em nós: tudo o que é mau está apenas à superfície. Deus que está no mais profundo de nós é Amor e Bondade.
Todos nós quando nos ofendem ou tratam mal temos o primeiro instinto de reagir de igual maneira, isso é o que somos à superfície, a chamada violência cega que todo o ser humano possui. Muitas guerras começam assim…
O que podemos fazer para transformar as relações que temos com os outros não sejam uma espiral de violência cega? Podemos ter consciência de como reagimos! Respondendo ao mal com o Bem…

F E A R – (Medo)
F – False (falsa)
E – Evidence (evidencia)
A – Apearing (parecendo)
R – Real (realidade)

A Luz é sempre mais forte que a Escuridão. Quando estamos num espaço muito escuro, basta apenas uma vela, por mais pequena que seja, para iluminar toda a escuridão que é em maior quantidade. Uma boa acção, por mais inútil que pareça num ambiente mau, pode ser essa pequena vela que tudo ilumina...
O Bem é sempre mais forte que o mal.

Geralmente as pessoas com más intenções não procuram a “luz”, nem procuram estar com pessoas “simples”, porque na escuridão o que é de mau nelas não se vê, fica camuflado, enquanto que se estivessem expostas as suas intenções seriam “reveladas”.

Até os momentos mais difíceis e dolorosos do nosso passado têm uma luz especial quando estamos felizes. Porque é por tudo o que já passámos que hoje somos o quem somos.

Rezar/Orar não é alhearmo-nos da realidade: é deixar que uma realidade mais profunda entre dentro de nós.
“A oração nos deixa isolados do mundo. Ao contrário, nada é mais responsável do que orar” – Irmão Roger (ele repetiu muitas vezes esta frase nos últimos meses de vida)

Tal como as pedras do rio, os seixos, que com o tempo e roçando uns nos outros se tornam redondos e mais belos, assim nós ao nos relacionar-mos com os outros vamos nos aperfeiçoando e nos tornando mais

belos.



“Tem paciência comigo. Deus ainda não me terminou...” Isto também se aplica a nós próprios, porque muitas vezes não toleramos os nossos próprios erros...

Quando temos uma dificuldade ou um problema não adianta fugirmos dele (nem fugindo para outro sitio): o problema estará sempre à nossa frente e não atrás de nós....

No mundo existem vários sistemas de autoridade: em pirâmide em que o chefe tem sub chefes e por aí adiante, existe a autoridade do chefe absoluto que concentra todo o seu poder nele próprio, existe aquele poder em que todos mandam… Jesus disse-nos algo de novo: “Aquele que for o maior deve ser o servo” Porque a autoridade é um serviço...

““Deus, recolhe os meus pensamentos em ti.
Junto a ti a Luz, Tu não me esqueces.
Junto a Ti o socorro, Junto a Ti a paciência.
Não compreendo os Teus Caminhos,
Mas Tu conheces o Caminho para mim”
Dietrich Bonhoeffer (escreveu este poema na prisão alguns meses antes de morrer)

A propósito da leitura dos discípulos de Emaús, o Irmão Paul disse que a Morte de Jesus foi um acto público em que ninguém deixou de saber o que tinha acontecido e quem tinha morrido. A Ressurreição ao contrário foi um acto privado. Porque Jesus nunca iria para o Templo anunciar a todos que tinha ressuscitado “Hei estou aqui! Vocês não venceram!” Isso soaria sempre a vingança e Jesus nunca se vingou de ninguém.Nada nos pode separar do amor de Deus”

Thursday, June 07, 2007

“Grupo de Jovens Seara”- Uma caminhada ao longo de um ano…

No decorrer deste ano alguns jovens reuniram-se todos os sábados à tarde para preparar um projecto de partilha, grupo com caractér religioso em que as actividades serviam para fortalecer os laços do grupo. O objectivo era de propor algo de novo como as Orações à Luz de Taizé, animar a paróquia através da participação em todos os momentos altos da Fé Cristã ( Natal, Dia de Reis, Quaresma, Semana Santa...), divulgar a mensagem de Jesus Cristo tornando-a viva no nosso dia-à-dia.
Contudo para animar os jovens eram organizadas actividades na natureza ( slide, rappel, escalada, orientação, btt, percursos pedestres, acampamento...) onde se podia disfrutar de toda a beleza que nos rodeava, complementando assim estas vivências como um todo.
Demostra que a cada passo que dão,nasce mais um fruto no seu coração, pense nisto...



Daniela 16 anos
“As actividades foram importantes e aprendi muito, a união do grupo devia de evoluír ainda mais sendo sendo que lá existem pessoas muito especiais.”





Ana-Maria 12 anos
“Durante este ano aprendi muitas coisas novas, como viver em espírito de grupo.
Gostei das actividades que fizemos ao longo deste ano. Acho que o nosso grupo devia ser mais unido
e ter mais responsabilidade.”




Magda 15 anos
“O que mais me marcou no grupo foi o acolhimento porque só pude vir a meio do ano e receberam-me todos muito bem, e o que mais gostei foram as actividades onde aprendemos coisas novas e interessantes.”








Fábio 17 anos
“Um ano depois o que me marcou foi a oração de Taizé organizada pelo pelos jovens do nosso grupo e gostava que o grupo continuasse para o ano com mais jovens empenhados nas tarefas em conjunto.”






Sónia 30 anos (Coordenadora de actividades)
“Tem sido uma experiência muito enriquecedora que permitiu conhecer melhor alguns jovens da nossa terra, embora houvesse alguma dificuldade para coordenar todas as ideias e vontades! Mas penso que o saldo é positivo e os jovens estão a aprender a crescer e a viver coisas diferentes.”











Tuesday, May 29, 2007

Uma aventura em Serpins!!!

Nos passados dias 30. 31 de Março e 1 de Abril, o Grupo de jovens Seara da paróquia do Cercal, foi passar um fim de semana no campo escola dos escuteiros em Serpins perto de Góis no distrito de Coimbra.
Partiram todos de comboio de Caxarias até Serpins, e tiveram depois de caminhar dois quilómetros até ao campo onde foram recebidos pelo grupo de escuteiro com grande entusiasmo, já que normalmente esses campos escola estão reservados só para escuteiros!
Nada mais que chegar foi montado o acampamento desde tendas, cozinha, bancos e um cantinho para oração e reflexão. E como já era tarde e chovia, jantaram, fizeram uma oração e foram dormir!

Nos dias seguintes, já com bom tempo participaram em temas de reflexão espiritual orientados pela Cândida, tudo em contacto com a natureza, e tiveram actividades de orientação, e actividades radicais tais como slide, rappel e por fim uns mergulhos na água gelada da praia fluvial de Nª Sr.ª da Condosa!

Após a missa do dia de Ramos, levantaram o acampamento, almoçaram todos, pois o regresso estava próximo pondo fim a esta aventura.
Queria agradecer a toda a equipa que tornou esta actividade um êxito, e também a junta regional de Coimbra pela sua disponibilidade desde o primeiro contacto com o Secretario SR. Almeida com muito carrinho e amor fez passar o nosso pedido aos seus colaboradores,e ao Sr. Boaventura Verdasca por nos ter cedido uma carrinha para o transporte de todo o equipamento necessário para as actividades, um muito obrigado.

Saturday, May 26, 2007

Fé ou amor

« Sabem que crer em Cristo é dificil? Mas é um pouco mais facil do que crer na Igreja.. Nos ultimos tempos não nos perdoam uma.. Falhamos um pouco e logo criticam. O primeiro que caia, logo é apedrejado! Há uma historia que me contou um professor, e que nunca mais me esqueci. Chamava-se “História da Igreja”. Disse que quando o Napoleão entrou em Roma disse: “Por fim vou destruir a Igreja”. E havia um Cardeal baixito que se começou a rir: “hihihi!”. E Napoleão, com voz firme: “Eu disse que vou destruir a Igreja”. E o Cardeal continuava “hahaha”. E por fim Napoleão, já furioso com a brincadeira, grita: “Disse-te que vou destruir a Igreja! De que te ris?”. “Nem nós próprios... nem nós próprios, os Seus próprios filhos, A pudemos destruir. Porque, sabes, quando dois ou mais se reunem em nome do Senhor, algo acontece!” »
Tu estás na Igreja, porque nada é impossível para Ti

Tuesday, April 03, 2007

6ª Semana da Quaresma


- Quanto e como tenho estado nesta Quaresma?
- O que já melhorei? Dá graças. Continua.
- O que ainda posso melhorar nesta Quaresma? Vê! Sente! Age!
- Lembro-me de Deus-Trindade e falo-lhe?
- Altera comportamentos? Reforça boas atitudes e gestos?

- Participa no Sacramento da Reconciliação.
- Vive o Caminho de Amor que Jesus Cristo fez por ti nas Celebrações Santas desta semana:
- Quinta-Feira: Última Ceia e Lava-Pés;
- Sexta-Feira: Via-Sacra e Paixão e Morte do Senhor;
- Sábado: Vigília Pascal
Quaresma 2007 – Grupo seara

Sunday, March 25, 2007

5ª Semana da Quaresma


- Como cuido do meu corpo? Acolho-o? Respeito-o? Maltrato-o?
- Como me alimento? Com excessos? Com prazeres?
- Partilho ou estrago comida?
- Alimento-me suficientemente do Alimento Espiritual?

Propostas:
- Ver em concreto como alimento o meu corpo, templo do Espírito Santo, e se verifico erros procurar mudar um (excessos, comida de plástico, doces...);

- Abdicar de um alimento e dar esse dinheiro por esmola;

- Como está a minha oração? Procuro um tempo/minutos para rezar e alimentar-me da palavra de Deus (p.ex.: Salmo1, Salmo22(23), Salmo 50(51), Salmo 90(91)).

Quaresma-2007-Grupo Seara
Confissão, instrumento de santidade
“O sacramento da Penitência, por tudo o que comporta de exercício de humildade e sinceridade, pela esperança que inclui, pela análise da consciência que exige, é não só um instrumento destinado a destruir o pecado – momento negativo – mas também um precioso exercício da virtude, de expiação em si mesmo, escola insubstituível de espiritualidade, trabalho altamente positivo e intenso de regeneração.”
“Reconhecer a própria miséria diante de Deus não é abater-se, mas viver a verdade da própria condição e assim conseguir a verdadeira grandeza da justiça e da graça depois da queda no pecado. É elevar-se à mais alta paz do espírito, entrando em relação vital com Deus misericordioso e fiel. A verdade assim vivida é a única que na condição humana nos torna verdadeiramente livres.”

Vaticano

acampamento em serpins









Grupo Seara

O grupo de jovens da paróquia do Cercal vai estar no próximo fim-de-semana numa actividade que será em Serpins no campo de escuteiros, é onde será o campo aonde irá recorrer algumas actividades o restante será por toda a freguesia, estão aqui algumas fotos de alguns pontos uns dos quais será o rápel, selaide e outros jogos.
Também temos algum tempo de reflexão com alguns temas desta Quaresma.

Saturday, March 17, 2007

4-semana;Releitora orante do dia!!!

A releitura orante do dia é a oração de um coração pobre e agradecido que tem consciência de ter recebido tudo e de ter de esperar tudo.
Nesta disposição gozosa e confiante de que tudo é uma graça e tudo provem de Deus e sentindo-se amado por Ele, dispões-te a “re-cordar” (=trazer de novo ao coração) o dia que termina.

Modo de procede:
- Começa, como em toda a oração, por um tempo de recolhimento, de estar a só, colocando-te na presença de Deus;
- Em seguida, percorre na tua memória e acolhe no teu coração os diversos momentos do dia, as actividades realizadas, os acontecimentos vividos, as pessoas encontradas….
- Saboreia e dá graças a Deus por todos os dons recebidos, por tudo o que de bom viveste, por todo o belo que contemplaste,…
- Se neste percurso pela tua vivência do dia, notas que, nalgum aspecto, não foste fiel aos apelos do Espírito Santo, pede-lhe confiadamente perdão.
- Solicita a Sua graça e a Sua força para viveres em maior fidelidade.
- Termina a tua oração oferecendo a Deus a noite e o dia, que se vão seguir.

Thursday, March 08, 2007

3ª Semana – linguagem; saber elogiar; saber criticar;



“Durante a sua permanência na terra, Cristo manifestou-se como perfeito Comunicador. (...) comunicava com a palavra e com a vida. Não falava como que "de fora", mas "de dentro"; anunciava a palavra de Deus, com coragem e sem compromissos; e adaptava-se a linguagem e mentalidades, encarnado como estava, na situação, a partir da qual falava.
Comunicar não é apenas exprimir ideias ou manifestar sentimentos; no seu mais profundo significado, é doação de si mesmo, por amor;”
Vaticano

Como é que tu comunicas? Palavras? Gestos? Um sorriso? Um olhar?
Que palavras é que dizes? Como o dizes?
Que olhar é que fazes?
Como é que criticas?
Elogias quando é necessário?
O que disseste que não deveríamos ter dito?
Quantas vezes pediste desculpa?

Nesta semana convidamos-te a estar atento:
- Às tuas palavras, como as dizes, com que cara o fazes;
- Se há palavras que não te constroem ou não são dignas não as digas/evita-as;
- Elogia o que te parece bem: a comida da mãe, o trabalhos do filho, a boa ideia do amigo, o sucesso de alguém ...
- Agradece sempre que necessário;
- Pede desculpa quando algo fizeste mal;
- Sorri para as pessoas.

Wednesday, February 28, 2007

Esta semana pensa nisto! Discerne! Avalia-te! À luz do Evangelho!


“Os meios de comunicação social têm um papel cada vez mais importante no vasto domínio da educação.
Comunicadores e ouvintes, ou espectadores, devem-se instruir e saber utilizar todos os recursos dos meios de comunicação, tendo em conta as responsabilidades individuais e colectivas de cada um.
Os meios de comunicação social podem ao mesmo tempo ser eficazes instrumentos (...) ou dar uma visão deformada da vida, da família, da religião e da moralidade – segundo uma interpretação que não respeita a autêntica dignidade nem o destino da pessoa humana.”
Vaticano

▪ Que tempo disponibilizas à televisão, computador ou telemóvel?
▪ Que tempo disponibilizas para conversar com a tua família?
▪ Que qualidade tem esse tempo? Constrói-te?
▪ Dominas ou és dominado?



Propostas práticas para a 2ª Semana da Quaresma:

- No momento da refeição ter a televisão desligada;
- Abdicar de um tempo de televisão para “conversar com Deus”, ler
um bom livro, fazer os deveres/obrigações, etc;
- Avaliar bem o interesse e ganho que se tem em ver determinados programas ou sites;
- Pensar no que se deixa de fazer por ficar “petrificado” com TV/telemóvel/computador; e procurar vencer esses maus funcionamentos;
- Encontrar soluções: andar a pé, conversar, estudar, fazer uma visita...
PENSA NISTO...

Monday, February 26, 2007

Quaresma tempo de parar e pensar sobre a nossa caminhada!!!!


A oração não é outra coisa senão criar amizade, estamos muitas vezes a sós quem sabemos quem nos ama.
Rezar é falar com Deus. Mas não falar por falar. Isso seria palavras que o vento leva.
Orar é amar. Não se trata de pensar coisas bonitas sobre Jesus
(estão só O terias na cabeça) trata-se de procurar ver o que Ele fazia,amar como Ele ama...
Não vês, não ouves, não tocas Jesus com os sentidos do corpo, tens que desenvolver sentidos interiores. Para isso é necessario estar a sós ...procurares Jesus no teu interior... estás tão perto!
Jesus pede-te que não te canses de O procurar. Ele sabe o quanto é dificil, mas pede-te presistência e fidelidade em pequenos minutos de oração a cada dia. Se não te esqueces dos teus melhores amigos, como esqueces Jesus?
PROPOSTAS PRÁTICAS!!!
-De manhã agradecer a noite e oferecer o dia;
-Ás principais refeições agradecer a refeição, individualmenteou em familia em voz alta;
-Ler o Evangelho do dia.
Pensa um pouco quando acabares de ler!!!

Wednesday, February 07, 2007

A luz infinita do nosso silencio com Cristo

Nesta escuridão procuro a tua presença, Cristo o ressusçitado, quando a luz brilha, é como o calor que queima os nossos corações, fruto da tua mesericórdia e do teu amor puro e Santo, que triunfou na glória de Deus Pai. OLha uns segundos para a foto e diz o que pensas!!!!